maio 16, 2020

Desenvolvendo 04 tipos de criatividade

Hoje iremos te mostrar como você pode ser mais criativo, desenvolvendo os 04 tipos de criatividade.
 

Aliás, muita gente nem sabe que existe 04 tipos de criatividade. Ainda existe os mitos de que criatividade é um dom que apenas algumas pessoas tem, e que só serve para artistas ou profissionais da área de criação.

A verdade é que vivemos na era da criatividade. Uma era cheia de mudanças e novos desafios, onde as soluções antigas não resolvem os problemas novos. Então, ser criativo é o básico para viver nesta nova era.

E é aí que entra o conteúdo que quero trazer hoje. Ao entender que existem 04 tipos diferentes de criatividade já abre um mar de possibilidades. E ao descobrir como desenvolver cada uma delas, vai te ajudar a chegar muito mais longe.

Os 04 tipos de criatividade são:
 
01 – Deliberada e cognitiva ( A Criatividade de Thomas Edison )
Requer: Alto Conhecimento e muito tempo para testar.

É o tipo de criatividade que precisa de um alto conhecimento técnico ou teórico e bastante tempo para testar as possibilidades. Ou seja, é o tipo de criatividade onde você senta a bunda na cadeira e começa a pensar e testar as ideias.

Por exemplo, quando um publicitário pega um job de um determinado cliente, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa para entender o mercado do cliente, o produto, os concorrentes, as práticas padrões do segmento e etc.

Com esse conhecimento e esses dados, é possível processar as inúmeras combinações possíveis entre esses conhecimentos, para alcançar novos resultados.

Talvez seja o tipo mais trabalhoso para desenvolver, mas é também o mais fácil, pois só depende mesmo de fazer. Isso mesmo, JUST DO IT. Não está ligada a talento ou dom divino, é só fazer.

É a criatividade associada a Thomas Edison, que criou muita coisa durante a sua vida pelo simples fato de fazer e testar.

Então, se você quiser desenvolver este tipo de criatividade, nada melhor do que estudar muito, ter experiências diferenciadas e, principalmente, praticar, botar a mão na massa e criar.

02 – Deliberada e emocional ( A Criatividade Pessoal )
Requer:  Um tempo de quietude e solidão

É o tipo de criatividade que precisa de um tempo de isolamento e quietude para aparecer. Está muito ligada com o lado emocional.

Ou seja, também precisa sentar a bunda na cadeira e pensar. Mas dessa vez, mais voltado para dentro, em questões mais profundas e ligadas ao lado emocional. Nossos valores, nossos objetivos, opiniões e etc.

Normalmente as pessoas introvertidas desenvolvem mais este tipo de criatividade, até mesmo pelo seu modelo mental.

Para desenvolver este tipo de criatividade você precisa ir mais a fundo nas reflexões sobre as coisas.

03 – Espontânea e cognitiva ( A Criatividade de Isaac Newton )
Requer: Para de pensar no trabalho e fazer outra coisa

Sabe quando você fica muito tempo tentando ter uma boa ideia, e se esforça ao máximo, e ainda assim não vem nada, mas quando você se afasta e vai fazer outra coisa, a ideia aparece?

Pois bem, este é o tipo de criatividade que surge de maneira “espontânea” e cognitiva. Ou seja, ela depende do esforço para ter ideias, para buscar informações, para explorar possibilidades e etc. Se parece muito com o primeiro tipo.

No entanto, pode acontecer duas coisas. Ou o nosso cérebro precisa de um tempo para processar e combinar todas as informações obtidas – e isso só pode ser feito se você se afastar do desafio e não pensar nele por um tempo. Ou pode ser que ainda falta alguma informação, uma peça do quebra-cabeça, e no momento que você consegue, aí vem a bendita ideia.

Então, é muito importante, depois de se esforçar muito para ter ideias e não conseguir, sair um pouco e deixar o trabalho de lado, para que assim as ideias possam surgir.

É o tipo de criatividade associada a Isaac Newton e o seu famoso incidente com a maçã. E para desenvolver este tipo de atividade é só seguir o mesmo processo do primeiro tipo. Vá viver experiências diferentes, consumir arte, ler coisas fora do seu cotidiano e etc.

04 – Espontânea e emocional ( A Criatividade artística )
Requer: Algo Misterioso

E por último a criatividade espontânea e emocional, também conhecida como a criatividade artística, aquela que surge “do nada”, sem sabermos exatamente como e nem porquê.

Vários pesquisadores dizem que este tipo não é treinável, e que não podemos desenvolvê-la. Já outros acreditam que está muito ligada com espiritualidade, e que podemos desenvolvê-la se estivermos conectado com o universo.

Fonte: dojodecriatividade

Qual das 4 criatividades aqui citadas você se enquadra? Conte para nós.

Quer saber como ser mais criativo? Clique e saiba mais.


Postagem anterior
Próximo post

0 Comments: