abril 05, 2012

Depoimento da Promonauta: Sylvia Rabello

 Confiram o Depoimento da Promonauta Sylvia Rabello, e fiquem por dentro de várias dicas bacanas que ela contou pra nós.

Sylvia Rabello
Olá galera! Fico feliz de poder dar meu depoimento sobre esse hobby que tanto amo, mesmo tendo altos e baixos de estímulo, como acontece com a maioria, mas que é indiscutivelmente impossível de se abandonar.

Eu comecei nesse "mundo" como a maioria: por acaso. Era maio de 2011, eu estava sem grana, vi na propaganda da revista Ana Maria em uma banca um concurso cultural para 20 pares de anckle boots. Anotei o endereço do site, data de encerramento (não, eu não comprei a revista...rs) e guardei embaixo do computador. Um dia, limpando a mesa, achei o papel e me liguei que era o ultimo dia para envio da frase, mandei uma frase e ganhei. Daí em diante, não parei mais, e procurando concursos culturais no google, achei os blogs e o "fim da história que nunca acaba" vocês já sabem. Foram muitos prêmios desde então, entre chocolates e moto, passando até por vestido de noiva, e dou valor a cada conquista pois é um esforço grande que quem vê de fora não entende e não faz idéia do desgaste físico e mental que pode gerar. Mas eu gosto. E você que está lendo ou também gosta, ou vai gostar! rs

Bem, falar de prêmios, contar quais foram, quantos foram, não é meu objetivo nesse depoimento. Pensei, com meu depoimento, ter a oportunidade de falar um pouco desse mundo (sim, promoções e concursos culturais são mundos à parte) para que alguém que esteja começando possa se animar, se determinar a conquistar algo e até dar algumas dicas na medida do que me é possível e assim, tentar ajudar, ao invés de simplesmente discorrer sobre os inúmeros prêmios que ganhamos, etc...etc...
Então, vamos lá! \o/

1) Esse mundo de promoções é complexo, e com o crescente número de promoções nas redes sociais (principalmente Twitter e Facebook), esteja preparado para a concorrência: é muita promoção, muita gente boa participando e, a princípio, pode ser desanimador. Mas seja determinado, tente, insista, seja persistente porque sofremos mais derrotas do que vitórias quando o assunto é promoção. Muito mais derrotas, aliás. Costumo pensar que "ganhar é lucro" e isso ajuda a não ter sensação de perda quando nosso nome não aparece na lista.

2) Criatividade é exercitável. Algumas pessoas têm mais facilidade, outras menos, mas acredito que com determinação, todos nós podemos angariar prêmios. Procure ler bastante e cuide de seu português, da coerência, da coesão. Muitas pessoas são desclassificadas porque não têm uma boa escrita, então, ATENÇÃO com as palavras, use o Google, o Aurélio, a mãe e o que for preciso para tirar qualquer dúvida que tiver sobre a escrita correta de uma palavra. Melhor né? hehehe

3) Leia o regulamento. É chato, mas leia. Procure se inteirar sobre a empresa, tente usar seu "feeling" para entender que tipo de resposta a empresa quer "ouvir", isso ajuda a compor frases, que podem ser mais sérias, bem humoradas, "mimizentas", rimadas, enfim...use sua intuição para escrever o que você julgar conveniente. Fique atento ao número de caracteres, se pode ou não enviar mais de uma frase, prazo de envio, etc. Isso é BÁSICO para que possamos, ao menos, concorrer. Não quer ser desclassificado por descuido, quer? então, tome um copo de água com açúcar e leia os chatíssimos regulamentos.

Praia do Forte-BA, visita ao projeto TAMAR pela Petrobrás, outubro/2011, a minha primeira viagem por promoção.
  
4) Existem inúmeros tipos de promoções: de cupom para ser entregue na loja física, de frases, de fotos, vídeos, de cadastrar códigos de barra, sorteios e as "terríveis" promoções de votos/curtir. Se você é novato e resolver encarar as de curtir/voto, mantenha uma caixa de Rivotril ao lado do teclado. É tensão na certa. Hoje, há muitas formas de burlar votações/curtir e há pessoas especializadas nessa prática. E é altamente desgastante passar horas pedindo votos, perder noites de sono votando e ser trapaceado no final. Se puder dar uma dica, eu digo NÃO ENTRE. Mas é opinião pessoal. Já ganhei duas vezes promoções de votação: uma delas, classificou as 50 frases mais votadas e escolherem a vencedora; a segunda, classificou as 30 mais votadas e escolheram dois vencedores. Então, a criatividade foi quem contou no final. Mas já entrei em outras que ganharia a mais curtida também, são apelativas,com prêmios maravilhosos muitas vezes, eu sei, mas em 100% dos casos, só me rendeu estresse. Hoje posso até arriscar uma ou outra de curtir, com mais de um vencedor, mas tendo em mente que não devo me estressar com o resultado final e reclamar das fraudes nas curtidas/votações é perda de tempo. A escolha é sua!

5) Plágios: tome muito cuidado. É normal, quando começamos, pesquisar sobre frases premiadas para termos noção do que devemos escrever. Bem, não necessariamente é uma ajuda, já que o que agrada a um pode desagradar a outro. Mas NUNCA copie uma frase premiada, plágio é CRIME e pessoas já foram processadas por isso. Leia, inspire-se, mas seja original, para sentir o sabor do SEU MÉRITO quando vir uma frase sua premiada. É muito bom e a auto-estima agradece!

6) Criatividade é subjetiva. O que quer dizer que você verá muitas frases que você vai achar péssimas sendo premiadas. Conforme-se, não dá para agradar todo mundo. Só reclame se a frase vencedora estiver fora do regulamento, aí é um direito nosso de participante. Mas recomendo, por experiência própria, não reclamar demais: a quantidade e a altura do "grito" não costuma ajudar. Seja político e educado na reclamação (faça o que eu digo mas não faça o que eu já fiz e muito...rs). Da mesma forma, vemos diversas frases lindas e merecedoras premiadas, uma hora será a sua. Lembre-se disso quando pensar em desistir. Não é fácil, mas é possível. Acredite em você (assim, bem clichê mesmo) porque uma hora vai.

7) Por fim, a dica que deixo é: seja humilde. E esperto. É normal fazer amigos nesse meio e nem todo mundo é confiável (infelizmente), principalmente quando você começar a conquistar seus prêmios. Inveja existe e muito nesse mundo de promoções, então, seja cauteloso com as pessoas, aliás, essa é uma dica para a vida né? nem todo mundo é bom. Seja humilde quando começar a ganhar seus prêmios porque não somos melhores do que ninguém, há espaço para todo mundo.Sou um exemplo claro disso, do quanto dizem que "me acho"...bem, só posso concluir que as  pessoas que assim falam devem achar que tenho motivos para tal. Acostume-se a ser julgado e NÃO seja como eu: ignore as críticas destrutivas e as pessoas que emanam energia negativa. Quem age assim não vale um segundo de sua preocupação, acredite. Mas também aproveite as boas amizades que irão surgir, conquistei algumas maravilhosas que valem mais que prêmios! =D

Eu pronta para a Lumix party em São Paulo, fevereiro/2012
Bem, isso é o que tenho para dizer para quem não me conhece, espero ter sido de alguma valia. E para aqueles que já me conhecem, aproveito o espaço para dizer o quanto admiro muitos de vocês e o quanto prezo pelas verdadeiras amizades que conquistei. Acho até que é a melhor parte desse mundo, amigos que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente por causa das promoções e das viagens que ganhei. Isso não tem preço mesmo. Aliás, viagens são maravilhosas, insista nelas. Em todas! Almeje dar "a volta ao mundo" porque é possível. E pode ser que nos encontremos nessas voltas que a vida dá.

Obrigada a todos vocês que são meus amigos, obrigada ao Daniel pelo espaço e oportunidade e espero vê-los e revê-los em breve nesse nosso mundo!

Um beijo e um abraço de coração para vocês!

13 comentários:
Escrever Comentários
  1. Essa é a Sylvia, "gente boa pra caramba", diz a verdade sempre, doa a quem doer, mas de coração enorme, pronta pra ajudar. Bem humorada, divertida e que tive o prazer de conhecer. Sucesso sempre, é o que te desejo de coração, em todas as áreas: profissional, sentimental, financeira e PROMONÁUTICA rs Beijos - Andréia Kuehne Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Bibs!... (Fazer o que né? vc sb... rs) Enfim, pra mim, quem não te conhece que te compre... pois não irá se arrepender jamais!!! Sem mais!

    Btoks =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehehehe, sabe o quanto te amo amiga do meu coração! obrigada !

      Excluir
  3. Muito bacana o seu depoimento...Sábias palavras de alguém que sabe muito bem lidar com elas!
    Bjs!
    Suzy

    ResponderExcluir
  4. Super motivador, e é isso mesmo que ela disse, é possível, eu tb já ganhei um prêmio. Fiquei feliz demais, persista, seja criativo!

    ResponderExcluir
  5. Mto bacana seu depoimento Sylvia! Foi um dos mais esclarecedores e diretos que já li sobre este assunto, e olha que dele eu entendo um pouco! :)
    Deu até vontade de voltar a participar mais, já que eu mais divulgo do que participo de fato. Mas é como você disse, é muito mais transpiração do que inspiração.
    E pela qualidade do seu texto dá pra se ter uma idéia que pra entrar de cabeça no mundo das promoções realmente não é para os fracos hehehe :)
    Valeu Daniel pelas entrevistas, você e a Aline fazendo um belo trabalho na interatividade com os promonautas de carteirinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Sérigio! a verdade é que nas promoções como em tudo na vida, temos que ter itneresse e persistência para lograr êxito e sucesso! Boa sorte pra você! beijos

      Excluir
  6. Inteligente, divertida e mega atraente! Vc tem namorado? :)

    ResponderExcluir
  7. adorei Bibaaaaa..
    muito bom seu depoimento..ainda hei de te conhecer.
    =)
    adooooro vc sua lynda
    larissa salles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada minha mascote linda! hehehehe

      Excluir
  8. Comecei fim de 2010 e começo de 2011, decorei seu nome de tanto vê-lo como ganhadora, vc é muito criativa, parabéns pelo sucesso!

    ResponderExcluir

Postagens Recomendadas × +