outubro 10, 2011

50 lições de Steve Jobs criador da Apple.

Bom galera como em homenagem a esse grande Mestre, resolvemos compartilhar com vocês, 50 Lições de Steve Jobs o criador e fundador da Apple.

As 50 lições abaixo foram retiradas do texto de Marcelo Gripa do http://www.adnews.com.br/ .

Confira as frases:
(O tempo verbal foi mantido como na versão original, quando Jobs ainda era vivo)



- Encare as decisões difíceis. Jobs tem de tomar algumas decisões dolorosas, mas encara a situação.

- Não se deixe levar pelas emoções. Avalie os problemas da sua empresa de forma objetiva, com a cabeça fria.

- Seja firme. De forma alguma seria fácil, mas Jobs foi firme e justo quando voltou à Apple e começou sua drástica reorganização. Sabia o que tinha de ser feito. Levou o tempo necessário para explicá-lo e esperava que os funcionários seguissem suas diretrizes.

- Busque informação; não faça suposições. Faça uma inspeção completa da empresa e baseie suas decisões em dados, não em suposições. É duro, mas justo.

- Busque ajuda. Não coloque toda a carga sob suas próprias costas. Jobs pede a ajuda da companhia e a obtém. Os gerentes ajudam a carregar o peso de eventuais cortes.

- Foco significa dizer “não”. Jobs concentra os recursos limitados da Apple em um pequeno número de projetos que ela pode executar bem.

- Mantenha o foco: não dê margem ao excesso de funções. Mantenha as coisas simples, o que é uma virtude em um mundo de tecnologia excessivamente complexa.

- Concentre-se naquilo em que você é bom; delegue todo o resto. Jobs não dirige filmes de animação nem namora Wall Street. Ele se concentra naquilo em que é bom.

- Seja um déspota. Alguém tem de dar as ordens. Jobs é o grupo de foco de um só homem da Apple. Não é assim que as outras empresas fazem, mas funciona.

- Crie os projetos pixel a pixel. Desça até os mínimos detalhes. Jobs prestava atenção aos detalhes. Você também deveria fazer isso.

- Simplifique. Simplificar significa despojar. Aí está, mais uma vez, o foco de Jobs: simplificar significa dizer “não”.

- Não tenha medo de começar do zero. Valeu a pena refazer o Mac OS X, mesmo à custa do trabalho de mil programadores durante três anos a fio.

- Evite o efeito Osborne. Mantenha em segredo os lançamentos até que estejam prontos para serem vendidos, sob a pena sob a pena de ver seus compradores pararem de comprar o produto atual enquanto esperam o novo.

- Não cuspa no prato em que come. Os engenheiros da Apple detestavam o velho Mac OS, mas Jobs determinou que olhassem para ele de forma positiva.

- Faça as coisas em equipe. O iPod não é cria de uma única pessoa: não há um único Grande Criador que tenha dado origem ao produto. Nunca é apenas uma pessoa - o sucesso vem do trabalho em equipe.

- Quando se trata de ideias, qualquer coisa vale. Jobs não é partidário dos designs radicais, mas está disposto a experimentar coisas novas.

- Encontre uma maneira fácil de apresentar novas ideias. Se isto significa espalhar folhas de papel sobre uma grande mesa de reuniões, arranje uma impressora grande.

- Não ouça seus compradores. Eles não sabem o que querem.

- Não faça concessões. A obsessão de Jobs pela excelência criou um singular processo de desenvolvimento que gera produtos verdadeiramente incríveis.

- Design é função, e não forma. Para Jobs, o design é a maneira pela qual o produto funciona.

- Inclua todo mundo. O design não e só para os designers. Engenheiros, programadores e profissionais de marketing podem ajudar a descobrir como um produto funciona.

- Gere e teste. Use o método de tentativa e erro – criar e editar – para um número “vergonhoso” de soluções a fim de selecionar uma única solução.

- Não force. Jobs não tenta, de forma consciente, desenhar um produto “amigável”. A “amigabilidade” surge do processo de design.

- Respeite os materiais. O iMac era plástico. O iPhone é vidro. Suas formas seguem os materiais de que são feitos.

- Só estabeleça parcerias com atores nota 10 e demita os idiotas. Funcionários talentosos são uma vantagem competitiva que coloca você à frente dos seus rivais.

- Invista em pessoas. Quando Jobs eliminou produtos após retornar à Apple, ele “stevou” muitos projetos, mas manteve as melhores pessoas.

- Trabalhe em equipes pequenas. Jobs não gosta de equipes de mais de cem pessoas, que correm o risco de perder o foco e se tornar inadministráveis.

- Não dê ouvidos aos que só dizem “sim”. As discussões e os debates promovem o pensamento criativo. Jobs quer parceiros que desafiem suas ideias. É difícil e exaustivo, porém rigoroso e eficaz.

- Concentre-se nos produtos. Os produtos são a força gravitacional que tudo reúne.

- Ser um idiota não tem importância, contanto eu você tenha paixão pela coisa. Jobs grita e berra, mas isso vem de seu desejo de mudar o mundo.

- Use o método de recompensa e punição para obter um excelente trabalho. Jobs elogia e pune enquanto toda mundo anda na montanha-russa um herói/um idiota.

- Dê um chute nos traseiros para fazer as coisas andarem.

- Insista em coisas que são aparentemente impossíveis. Jobs sabe que, no final, até o mais problema mais difícil terá uma solução.

- Torne-se um grande intimidador. Inspire as pessoas através do medo e do desejo de agradar.

- Force as pessoas a trabalhar duro. Jobs distribui grandes doses de estresse, mas os funcionários produzem um excelente trabalho.

- Não perca o consumidor de vista. O Cube afundou porque foi construído para designers, não para consumidores.

- Não pense conscientemente sobre inovação. Sistematizar a inovação é como ver Michael Dell tentar dançar. Doloroso.

- Lembre-se de que os motivos fazem diferença. Concentre-se em excelentes produtos, e não em tornar-se o maior e o mais rico.

- Roube. Não tenha vergonha de roubar as grandes ideias dos outros.

- Conecte. Para Jobs, criatividade é simplesmente conectar coisas.

- Estude. Jobs é um profundo estudioso de arte, design e arquitetura. Ele até mesmo corre por estacionamentos olhando os Mercedes.

- Seja flexível. Jobs defez-se de várias das antigas tradições que a tornavam a Apple especial – e manteve-a pequena.

- Queime os navios. Jobs matou o mais popular iPod para dar lugar a um modelo novo e mais fino. Queime os navios e você terá de ficar e lutar.

- Se você perder o barco trabalhe duro para recuperar o terreno perdido. Jobs não percebeu a revolução da música digital no início, mas logo recuperou o terreno.

- Procure por “vetores que se propagam no tempo” – mudanças mais profundas no mundo, que possam ser usadas a seu favor. O iPod se beneficiou muito dos avanços em baterias e displays gerados pela indústria de telefones celulares.

- Defina um prazo. Jobs queria o iPod nas lojas antes do final do outono. Havia apenas seis meses para levá-lo ao mercado. Extenuante, porém necessário.

- Não se preocupe com a origem das ideias. Foi Phill Schiller, o chefe de marketing da Apple, que sugeriu a click Wheel do iPod. Outras empresas nem mesmo teriam chamado o pessoal de marketing para uma reunião de desenvolvimento de produtos.

- Não se preocupe com a origem da tecnologia – é a sua combinação que importa. O iPod é mais do que a soma de seus componentes.

- Acredite no seu processo. O iPod não foi um surto de genialidade súbita ou uma ideia que surgiu do nada. Surgiu do processo de projeto interativo já existente e funcional da Apple.

- Não tenha medo do processo de tentativa e erro. Assim como os infindáveis protótipos de Jonny Ive, a interface revolucionária do iPod foi descoberta por tentativa e erro.

Confira a matéria completa em:  

Promoção Bosch Car Service 90 Anos

Para participar dessa fantástica campanha promocional é simples, a cada compra acima de 150 reais no Bosch Car Services ou produtos concorra.



Prêmios: Concorra a 3 réplicas do Jaguar XK120 1951 da Americar no valor de 120 mil reais cada.

Até: 30/11/2011

Promoção Wine - Viagem para Bordeaux França.

Para participar dessa campanha promocional é simples, compre o vinho La Bélière Rougee concorra.



Prêmio: Concorra a uma viagem para Bordeaux na França, para conhecer a vinícola Baron Philippe de Rothschild, a histórica Saint-Émilion e Paris. Serão dois ganhadores, que poderão levar mais uma pessoa, cada.

Até 31/10/2011

Promoção Guitarra Vintage Michael - Cifra Club

Para participar é simples, responda com criatividade a pergunta " Se você pudesse reviver uma época da música, qual seria e por que? "



Prêmio: Concorra a uma Guitarra Vintage GM750VS. O autor da resposta mais criativa fatura o prêmio!

Até 12/10/2011

Promoção Mundo Fini e Regaliz - Te Levam a Paris

Para concorrer é simples, responda com criatividade a pergunta: " O que você faria para conquistar a família da sua cara-metade? "



Prêmios: Concorra a viagem a Paris, iPad 2, iPod para os 3 primeiros, respectivamente. E kit Fini do 4º ao 10º lugares.

Até 05/12/2011

Concurso Cultural Casas Bahia - “A Cidade é Sua!”

Para participar, responda a pergunta com criatividade “E você, o que faria para melhorar a sua cidade?”



Prêmios.

- 1º Lugar – Console Microsoft Xbox 360 4GB.
- 2º Lugar Moto Elétrica Bandeirante ZX-Cross Gatinha.
- 3º Lugar Moto Elétrica Bandeirante.
- 4º Lugar Moto Elétrica Bandeirante XT3 6V 2700 - Azul.
- 5º Lugar Bicicleta Aro 16 Track & Bikes Dino.
- 6º Lugar Kit de Filmes Disney, incluindo: DVDs Toy Story 1, 2, 3, A Família do Futuro, Enrolados, Alice no País das Maravilhas, Carros, Bambi, Bambi 2, Cars Toon e O Galinho Chicken Little.
- 7º ao 11º Lugar :1 Bicicleta Aro 16 Track & Bikes Dino - Preta.

Até 16/10/2011

Promoção Onodera - A Cidade Luz vai Piscar para você.

Para participar, todos os clientes que a cada R$ 500,00 (quinhentos reais) gastos em tratamentos estéticos e produtos não medicamentos, e seus múltiplos, na Promotora e empresas Aderentes terão direito a 1 cupom para concorrer.

Prêmio: 1 (uma) viagem com destino à Paris – França, com direito a 1 (um) acompanhante, no valor de R$ 8.670,57.

Até 31/12/2011

Promoção válida nos municípios de Americana/SP, Aracaju/SE, Bauru/SP, Belém/PA, Belo Horizonte/BH, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Guarulhos/SP, Jundiaí/SP, Mogi das Cruzes/SP, Osasco/SP, Piracicaba/SP, Porto Alegre/RS, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santana de Parnaíba/SP, Santo André/SP, Santos/SP, São Bernardo do Campo/SP, São Caetano do Sul/SP, São José do Rio Preto/SP, São Paulo/SP e Vitória/ES.

Promoção Hostdime 5 Anos

Para concorrer responda a pergunta " Por que você merece ganhar um iPad2 da HostDime? "


Prêmio: Concorra a um iPad 2. Para blogueiros, há uma promoção que o prêmio é um HD externo 1TB para quem divulgar a campanha.

Até 14/10/2011

Promoção Estrelando Programa de Talentos

Para concorrer é simples, responda com criatividade a seguinte pergunta " Qual o maior desafio que você já enfrentou para provar o seu talento? "



Prêmios:

1º Lugar Violão Yamaha C40 + capa de celular de neoprene, cartela de adesivos e bloco de notas.

2º ao 5º lugar: Capa de celular de neoprene + cartela de adesivos e bloco de notas.

Até 16/10/2011

Concurso Glee 3D - O Filme

Para participar, envie seu vídeo com uma versão das músicas “Don’t Stop Believin”, “Sing”, “Raise your Glass” ou “Loser Like Me” que tocam em “Glee”.

Prêmio: Concorra a uma viagem a Los Angeles para conhecer a produtora vocal Nikki Anders e o estúdio de gravação

Até 18/10/2011

Promoção Bebês Brasil Mais Amor pra você.

Para concorrer é simples, responda a seguinte pergunta: " Qual é o sentimento de ser Mãe/Pai? " Responda esta e mais 3 perguntas sobre você e seu bebê.

Prêmio: Concorra a 500 reais em roupas para o seu bebê.

Até: 30/10/2011

Promoção Saucony e Kanui de lançamento

Para participar é simples, siga @KanuiBR e retuite a mensagem da promoção e concorra.

Prêmios: Concorra a Kit Saucony com Tênis, Camiseta e Brindes.

Até 14/10/2011

Promoção Perdigão - Turma da Mônica no Mundo do Circo

Para concorrer é simples, compre dois produtos da linha turma da Mônica Perdigão.



Prêmios: Troque por ingresso para crianças de 2 a 12 anos para assistir ao espetáculo Turma da Mônica no Mundo do Circo em São Paulo. Despesas de transporte não inclusas.

Até 11/11/2011

Promoção Rapid10 - Valendo iPad 2

Para participar é simples, responda a seguinte pergunta " Por que a Rapi10 deve colocar um Ipad2 na minha mochila? "

Prêmio: Concorra a um iPad 2 16GB com Wi-Fi e 3G.

Até: 05/11/2011

Concurso Cultural - Você Entre os Melhores JOHNNIE WALKER

Para participar, monte sua equipe,e participe das fases do concurso.


Prêmios.

- As duas equipes melhor colocadas na classificação final terão direito a seguinte premiação:

- Credenciais para o Hospitality Center da McLaren nos 3 dias do Grande Prêmio do Brasil em Interlagos .

- Visita aos boxes com acompanhamento do piloto Jenson Button por 15 (quinze) minutos;

- Comparecimento ao Leilão de Peças da McLaren e JOHNNIE WALKER® assinadas pelos pilotos que será realizado no dia 24 de novembro de 2011, no Hotel Hilton, no Canvas Bar e Restaurante, com direito a uma foto com Lewis Hamilton;

- Kit incluindo camiseta, casaco e boné;

- Camiseta pólo personalizada com o nome da equipe que criaram no game.

Até 08/11/2011

Concurso Cultural Criando com a Estilotex

Para participar, desenvolva uma peça usando fios e fitas, envie através do Hotsite do Concurso Cultural uma foto da peça finalizada.

Prêmios: Os três melhores ganham kit de produtos da Estilo Tex, sendo que o primeiro ganhará uma cesta com produtos Lumiére, Allegra etc.

Até 31/10/2011